Eduardo Magalhães

 DSC 3107

É Licenciado em Educação Musical pela Universidade do Minho, com um Projecto Final sob o título «A Música na História de Portugal, no programa do 5º ano do 2º ciclo» e Mestre em Ciências Históricas Musicais pela Faculdade de Letras de Coimbra com uma dissertação sobre Livros Medievais (de coro) do Museu Alberto Sampaio (2001).

Frequentou Cursos de actualização profissional em Portugal, França e Holanda, direccionados essencialmente para a área da pedagogia musical.

Foi, durante vários anos, formador de professores, na área da pedagogia musical e na área vocal, esta última dirigida aos professores de todos os graus de ensino (posturas vocais na sala de aula).

É convidado, com regularidade, para conferências e comunicações no âmbito da música religiosa antiga, organizadas por várias instituições da cidade.

Pertence à organização dos Simpósios/Congressos Musicais promovidos pela Sociedade Musical de Guimarães, desde 2003.

É coautor do Passionário Polifónico de Guimarães, uma edição fac-similada publicada pela Sociedade Martins Sarmento, e autor de Hinos e Marchas Históricas de Guimarães, publicado pela Sociedade Musical de Guimarães, ambas patrocinadas pela Fundação Cidade Guimarães (CEC-2012).

No âmbito da musicologia, em 2014, participou com artigos sobre o Património musical de Guimarães na edição sobre o restauro do órgão da Colegiada de Guimarães, no Pensar a Música II, edição do Simpósio Musical da Sociedade Musical e, em 2017, na Revista de Guimarães, edição da Sociedade Martins Sarmento.

Como Musicólogo, continua a inventariar e a estudar os espólios musicais da Sociedade Musical, da Sociedade Martins Sarmento, do Arquivo da Colegiada de Guimarães e do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Dirigiu cursos livres sobre «cultura musical» no Conservatório de Guimarães. Estes cursos têm por objectivo «aculturar» pessoas de qualquer tipo de formação e os temas, sem programas sequenciados, assentam em todos os aspectos da música, ao longo da sua história. 

 

Conferência:

Iconografia Musical em Guimarães