Iconografia musical

Sinopse:

Esta comunicação tem por objectivo principal chamar a atenção para uma área ainda «quase» desconhecida da música, mas importantíssima para nos contar a história dos tempos mais recuados.

No panorama da investigação musical, muito pouco se tem produzido sobre este assunto. A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, através do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), desde 2010 que criou um Núcleo de Iconografia Musical com uma equipa de quatro investigadores que têm desenvolvido um meritório trabalho neste campo. Desta Faculdade, resultaram já algumas teses de mestrado e de doutoramento na área da Iconografia Musical.

Ao nível de um levantamento nacional iconográfico, no que diz respeito à música, quase tudo ainda está por fazer, com salvaguarda de poucas excepções. A comunicação objectiva, assim, contribuir também para um levantamento iconográfico local como uma partida para um trabalho posterior que dê a conhecer em pormenor a iconografia vimaranense, tanto da cidade como do seu concelho.

 

Eduardo Magalhães