Sinopse:

Blind Sounds é uma metodologia desenvolvida para auxiliar a interação de pessoas cegas em ambientes sonoros imersivos de expressão corporal.

A metodologia Blind Sounds recorre ao sistema FBBS.v1 (Feedback Body Sound v1) que é a um sistema sonoro interativo composto por tecnologia de captura de movimento 3D e síntese sonora por computador, desenvolvido inicialmente para a escultura Présence.

Sendo a audição o sentido mais desenvolvido nas pessoas cegas e o movimento do corpo um dos principais problemas colaterais associados à falta de visão, (uma vez que a motricidade das pessoas cegas é mais rígida e contida porque o movimento do corpo está sempre em alerta em substituição da visão a curta distância), colocou-se a hipótese se um ambiente sonoro imersivo e interativo de controlo gestual poderia ser potenciador no desenvolvimento motor, cognitivo e preceptivo através do estímulo à expressão corporal. Um ambiente de estímulo à expressão corporal que associa de forma simbiótica a audição à motricidade. 

Este artigo apresenta os primeiros resultados da metodologia que foi desenvolvida através de um método etnográfico e testada com um grupo de 3 participantes cegos.

 

Rudolfo Quintas