Adrito 1

Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa, obteve equivalência a Licenciatura em Informática (Diplom Informatik) (1995) e é doutorado (Doktor Ing.) “suma cum laude” em Engenharia Informática (especialização Computação Gráfica) pela Teschnische Universität Darmstadt, Alemanha (1997), com equivalência a doutoramento em Informática pela Universidade do Minho (2000); é agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação também pela Universidade do Minho (2008).

É Professor Catedrático do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta. Foi o fundador, sendo o atual diretor, do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, em associação com a Universidade do Algarve lecionado em regime de e-learning. É investigador e coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação – Polo da Universidade Aberta (Grupo de Investigação em Média Criativa e Arte Computacional). Colabora ainda como investigador colaborador no INESC-TEC (INstituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência) no LEAD (Laboratório de Educação a Distância e Elearning). Foi fundador, sendo o atual presidente da Artech-Int – Associação International de Arte Computacional (www.artech-international.org). É (co)autor de cerca de uma centena de publicações nacionais e internacionais.

É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ART(e)FACT(o) – Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086).